HISTÓRIA


A Associação Petropolitana dos Estudantes (APE) é uma das principais organizações da sociedade civil de Petrópolis, e sua história se confunde com a história de lutas e conquistas do povo da nossa cidade.

A APE foi fundada em 1954 e ao longo dos anos, marcou presença nos principais acontecimentos políticos, sociais e culturais de Petrópolis e do Brasil.

Participou da luta pela redemocratização do Estado Brasileiro, das Diretas Já e do impeachment do presidente Collor. Da mesma forma, foi um dos principais focos de resistência às privatizações e ao neoliberalismo que marcou a Era FHC.

A APE conquistou o Passe Livre e o Meio Passe para os estudantes Petropolitanos e a Universidade Pública para Petrópolis (UFF, CEFET e UERJ).

Conquistas

Passe Livre: Conquistado em 2006 para os estudantes da rede pública da cidade o direito de ir a escola sem pagar passagem.

Meio Passe: Conquistado em 2006 para os estudantes da rede privada e universidades da cidade o direito de estudar sem pagar passagem.

Universidade Púbica: Conquistou o CEFET, a UFF e a UERJ.

#OcupaDomPedro Ocupou o Colégio Estadual Dom Pedro II contra o sucateamento da educação do Rio de Janeiro.

PRESIDENTES

Beatriz Costa
(Bia)

2022 - 2024

Nathan Gomes

2018 – 2022

Caroline Chiavazzoli

2015-2017

Diego Vieira

Thiago Pires

Thiago Mayworm

Vitor Vogel


Endereço

Rua 16 de Março, Nº 268, Sala 06, Centro, Petrópolis - RJ
Petrópolis, 25620-040, BR

Quem somos

Fundada em 1954 é uma das principais organizações da sociedade civil Petropolitana, com presença nos principais acontecimentos políticos, sociais e culturais de Petrópolis e do Brasil.